TIME IS AN ILUSION, BABY...

"Time is an illusion baby
I am on your side
Love is a confusion baby
You'll never hide
Come to the conclusion baby
Your love has died
Time is an illusion baby "

Já dizia essa velha canção lado B, chamada "Pathetic Senses"completamente de garagem (pois acho que quase ninguém conhece), dos irlandeses The Cranberries. Parece que a Dolores O'riordan estava certa. O tempo é realmente uma ilusão. Pelo menos é isso o que agora os físicos estão descobrindo.

Apesar de que absolutamente tudo na vida parece ter uma relação com o tempo e essa relação se dá de uma forma linear, ou seja de trás pra frente, como sugere o modelo newtoniano das leis da física, o que entendemos como tempo, na verdade não passa disso: uma relação de algo com outro algo.

Parece complicado e realmente o é. Pelas novas leis da física, conhecidas também por física quântica ou mecânica quântica, o tempo é totalmente relativo. É uma criação humana, que serve só pra gente não enlouquecer, segundo alguns autores.

Lembram daquelas velhas máximas de doutrinas diversas que sempre diziam " Viva o presente, aproveite o presente..." Mais uma vez, os velhos estavam corretos:  Ou quase corretos.  As equações da nova física  não nos dizem que eventos estão acontecendo agora - elas são como um "mapa" mas sem uma referência do tipo "Você está aqui!" O momento presente não existe dentro dessas equações e portanto também não existe um fluxo do tempo.  Além disso, Einstein postulou, na Teoria da Relatividade, que não há presente  especiais, mas momentos igualmente reais. Fundamentalmente, o futuro não é mais aberto que o passado.

É uma loucura. Muitos físicos convencionais estão relutantes contra novas descobertas do campo da física quântica. Essa nova forma de pensar, com um tempo que não existe e com um campo infinito e estático onde imaginávamos uma linha reta, permite com que imaginemos algumas proezas: se o tempo não existe e tudo é o que sempre foi, passado, presente e futuro estão a nossa disposição para serem acessados.

Isaac Newton imaginou um conceito de tempo que até algum tempo atrás respondia muitas questões da física. Acontece que o tempo newtoniano é descrito como algo reto linear como uma sequencia de eventos contínua com uma "seta" indicando o futuro. Desde o ínício do século que alguns pesquisadores da área da física perceberam que a coisa não era assim tão simples. E que nunca houve um "relógio universal" que determinasse o sentido das coisas no universo.

Carlo Roveli, da Universidade do Mediterrâneo em Marselha, França tem uma tese intitulada "Esqueça o tempo". Ele e um físico inglês chamado Julian Barbour tentam reescrever a mecânica quântica sem o tempo, conforme a relatividade geral parece requerer.

Bem, não vou entrar em muitos detalhes, até porque tem muita discussão sobre esse assunto e confesso que não estou entendendo muito. Mas é fato: o tempo acabou. (Se é que ele já existiu!)

Adaptado da Scientific American Brasil - Julho  2010

Comentários

  1. Dizem que a Fisica quantica e a chave de todos os porques da vida!
    Que bom que esta gostando do Pretty!!!Amore,estou adorando suas visitas e seus cometarios la no blog, obrigadinha!!!!!!
    Mostra sim, pra ela, tomara que ela goste!!!!Tudo bem que sou digamos um pouco "pati", vc sabe que eu nao gosto muito de rotulos, levanto a bandeira da liberdade, vc e livre para ser oque quizer e seguir o estilo que quizer!!!!Se ela quizer que eu escrea sobre algo e so ela me enviar um email para prettywomandany@gmail.com, muitas leitoras fazem pedidos pra mim...ai depois da pesquiza concluida eu monto o post!!!
    Entao, a Violet e fofa mesmo, chegou em nossas vidas para alegra, aperto ela igual apertava a Nina, lembra...heheheheh!!!!
    Audrey....grande mulher!!! Vale muito a pena ler sobre ela, acredita que naquela epoca nem tinha plastica, ou seja, a mulher era bonita mesmo!!!

    Estou super, super super feliz em dividir essa parte da minha vida, o blog, com um amigo amigo!!!! Obrigada amor!!!!!
    Bjinho

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FILO MOLLUSCA

Os roteiristas dos X-men estavam certos?

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES - Predação e Antipredação