ECOLOGIA DE POPULAÇÕES - Predação e Antipredação

Ecologia de Populações é uma parte da Ecologia que analisa os processos ecológicos a partir da unidade ecológica que chamamos de populações - simplificadamente, um conjunto de indíviduos de uma mesma espécie habitando uma determinada área.

PREDAÇÂO - A predação é uma interação ecológica que dizemos ser positiva para uma espécie e negativa para outra. Essa interação funciona como um regulador populacional, se não houvesse predação, as populações cresceriam de maneira descontrolada. Além da predação "clássica" - leões comendo herbívoros, gaviões comendo roedores, cobras comendo sapos, etc, existem outras formas de predação mais discretas, como a herbivoria e o parasitismo.

A coisa funciona mais ou menos como uma dança, uma população depende de outra. Assim sendo, se houve evolução da predação, as espécies predadas também desenvolveram estratégias para evitar a predação.

Uma dessas estratégias é conhecida como coloração de advertência. Um exemplo clássico são os anuros venenosos com cores brilhantes. Essas cores maravilhosas dos anuros são um indicativo para o predador de que naquela espécie existe algo perigoso.


A camuflagem é um outro exemplo de antipredação. Imitando as características do ambiente, algumas espécies se confundem ao cenário em que vivem para se esconder do predador. Vejam esses exemplos incríveis:









No mimetismo, espécies que são palatáveis (ou seja não são tóxicas e podem ser comidas pelos predadores), imitam o padrão de cores de espécies que são impalátveis (tóxicas). Como os predadores já conhecem o padrão de cores que indica que uma espécie é venenosa, eles são enganados pelas espécies que copiam o padrão impalatável. Na ilustração abaixo, as borboletas da esquerda são impalatáveis, e as da direita não são, mas imitam o padrão de cores, elas se disfarçam pra sobreviver!

Existe também uma estratégia chamada Display, que é quando o animal se incha para parecer maior do que realmente é e assustar o predador.


E por fim um videozinho que fiz, ensaiando para apresentar um seminário sobre esse assunto!
Beijos


Comentários

  1. Waldir, achei muito interessante o que você falou sobre os diversos tipos de predação e anti-predação. As fotos são bem ilustrativas da sua explicação. Pode ter certeza que seu blog fará sucesso entre os diversos biólogos que existem por ai. E posso falar ainda mais, textos muito bons para serem estudados para as provas do Fernando kkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Jaiane. Com certeza a prova do Fernando é um dos objetivos de ter feito essa micagem aqui!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FILO MOLLUSCA

Os roteiristas dos X-men estavam certos?