EREB-SE 2013

Opa, de volta ao Red Mosquito depois de vários meses.

Bem galerinha é com muita alegria que volto aqui pra compartilhar algumas novidades da minha vida de Biólogo. Primeira coisa é que depois de oito anos nessa lida, concluí o curso, agora estou bacharel e licenciado. Foi um alívio sem precedentes, um peso que foi retirado das minhas costas. O aprendizado que tive ainda está bem vivo aqui dentro de mim e a felicidade por ter cumprido uma tarefa anda refletida nos meus olhos, mas o imenso leque que se abriu diante de mim me desafia. São tantos horizontes que posso seguir e ainda tantas coisas que acho que ainda me faltam, tantas práticas, tantas compreensões. Mas aí agora quero falar da segunda coisa "Biologicamente" positiva que foi meu ingresso em um grupo de estudantes de Bio aqui de São João del Rei, o Coletivo Espécie-Chave.
O Coletivo é composto por uma galera linda, cheia de ideias novas e que busca estudar e vivenciar a Biologia sob pontos de vista científicos sim, mas principalmente sociais e humanos. O Coletivo está ligado à Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEBio), que é um comando nacional que vem fazendo muitos encontros e debates pelo país afora, sempre sob uma ótica socialista e inclusiva! Estou feliz por estar trocando experiências com esse grupo, pois sinto que as falhas na minha formação estão sendo sanadas agora e são sanadas com a troca, com as vivências, com as lutas e com as reflexões! Estou estudando pra um Mestrado, quero me enveredar pelos caminhos do Ensino de Bio, apesar das dificuldades e falhas, acredito que estou crescendo enquanto profissional dessa área tão vasta e tão interessante que é a Biologia.
E junto com o Coletivo, senhoras e senhores, estou participando da construção de um dos encontros mais bacanas de todos os tempos: o EREB-Se (Encontro Regional dos Estudantes de Biologia da Região Sudeste). O encontro está sendo construído todo dentro de uma metodologia que é própria do Coletivo, mas também adaptada de uma metodologia conhecida como metodologia Josué de Castro. Esse método de ensino é ligado à Educação dos Sem-Terra, e é muito interessante. É um método que pauta, pela construção, pela ação e realização coletiva de tarefas. Nada de receber informações prontas passivamente. Não, juntos vamos à luta e construímos! O método é pensado de uma maneira que o conhecimento seja construído coletivamente, sempre com divisões iguais de tarefas e muitas atividades de sensibilização para os temas que propomos, que é o que chamamos de mística. A mística pode ser uma música, uma dança, uma poesia, uma brincadeira. São ações de sensibilização, nas quais, brincando, vamos ensinando e aprendendo!

É, isso me faz feliz...

O EREB-SE São João del Rei acontecerá no CTAN (Campus Tancredo Neves) da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei ) entre os dias 09 e 12 de maio. Estamos esperando cerca de 300 estudantes da Região Sudeste que ficaram acampados juntos no maior campus da Universidade (pra quem não conhece - que é um campus meio rural, cheio de matas e um grande rio bem em frente... ou seja será um encontro maravilha onde, a partir das mesas de discussão estabeleceremos os rumos dos próximos encontros de Estudantes de Bio!) Se vc estuda Bio e taí me lendo não deixe de vir conhecer São João e participar desse encontro que será, como costumamos dizer, MARA!









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FILO MOLLUSCA

Os roteiristas dos X-men estavam certos?

O Santuário das Libélulas Felizes...