VAMOS ENTRAR NO BURACO DA FORMIGA...!

A mirmecocoria, síndrome de dispersão de sementes feita por formigas, uma verdadeira interação mutualistíca onde as duas espécies envolvidas (formigas e plantas) se beneficiam. (Vejam o post = Eu mirmecocorizo, tu mirmecocoriza, elas mirmecocorizam para maiores detalhes)

Existe uma hipótese dentro do estudo dessa interação, que diz que o fato da formiga carregar a semente para longe da planta-mãe (que pode secretar compostos secundários que impedem o desenvolvimento das sementes) garante a sobrevivência e germinação da semente e a protege de predadores (besouros, roedores e pássaros). Essa hipótese parece muito plausível,  mas acontece que ninguém comprovou isso ainda. Existem poucos estudos sobre a veracidade dessa hipótese, e os que foram feitos foram feitos com ervas e arbustos e ninguém sabe direito como isso funciona paras as espécies de árvores que são mirmecocóricas!

Os vídeos trazem algumas reflexões sobre o assunto!
OBS - A Espécie Arbórea, que utiliza a síndrome de dispersão mirmecocórica Croton sp é de fato da família das Euphorbiaceas, uma família da qual fazem parte a mamona e a coroa de cristo, por exemplo.
No vídeo eu fico em dúvida uma hora sobre qual a família da Croton mas confirmei a informação e é Euphorbiacea mesmo. A Croton tem sementes apenas em março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILO MOLLUSCA

Os roteiristas dos X-men estavam certos?

APRENDIZAGEM - Métodos e discussões.