DESCOBERTA DE BACTÉRIA COM ARSÊNICO NO DNA ABRE NOVAS PERSPECTIVAS PARA A BUSCA DE VIDA EXTRATERRESTRE.

      Uma bactéria que utiliza arsênico, no lugar do fósforo, para compor o DNA, foi encontrada em um lago salgado da Califórnia por cientistas da NASA. O arsênico é um elemento tóxico para a maioria dos seres vivos, que, no modo como os conhecemos são compostos por seis elementos básicos: carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e hidrogênio.
    Até essa descoberta recente, as pesquisas e explorações em busca de vida em outros planetas foram feitas sempre com intuito de procurar esses  seis elementos, que são essenciais para a composição da vida como conhecemos. O arsênico é um elemento químico muito próximo do fósforo na tabela periodíca, que geralmente é utilizado para compor a molécula de DNA, no núcleo das células dos seres vivos e também compõe o ATP, a "moeda energética" da célula. A GFAJ-1 (esse é o nome com que batizaram a bactéria "venenosa"), essa bactéria em forma de feijão formando colônias aí em cima, utiliza o arsênico de forma análoga ao fósforo para compor seu DNA e obter energia. O lago Mono, onde essa bactéria foi encontrada é saturado de arsênico e fósforo também, só que de alguma maneira esses organismos se adaptaram ao arsênico.
   O bacana dessa descoberta é que ela abre novas perspectivas para a busca de vida fora da Terra. Agora os cientistas estão formulando a hipótese de que se uma bactéria foi capaz de se desenvolver em um ambiente tão inóspito, por que isso não poderia acontecer em outros recintos do Espaço?
   Uma forma de vida tão curiosa leva a crer que novas e desconhecidas formas de vida são muito possíveis!


Lago Mono, onde a bactéria com arsênico foi encontrada:

Comentários

  1. O universo está prenhe de vida. So uma cabeça obscurantista se recusa a ver. Viva a ciência e parabéns pelo blog
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Oi Jan! Muito bem vinda ao blog!!! É uma honra ter sua presença aqui!!! E aí como tá Vitória?

    E o João Margoso?

    Beijos Neto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FILO MOLLUSCA

Os roteiristas dos X-men estavam certos?

APRENDIZAGEM - Métodos e discussões.