Violência na Escola??

Oi Galera do Blog, to sumido!

Bem, final de semestre chegando, prazos se esgotando. Estou agora nos momentos finais da monografia que estou escrevendo, cujo tema é A influência do comportamento dos Estudantes na Aulas de Biologia na Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa.

Ufa, título grande e grande trabalho também.
Já fazem quase uns três anos que fui designado pra fazer estágio nessa escola, é uma escola que fica no alto do morro, conta com uma galera bem diversificada, alunos de várias idades.

Escrever a monografia envolveu todo um trabalho de pesquisa, que compreendeu desde o entendimento do conceito de violencia até estudos da Psicologia da Educação. Eu precisei investigar se aquela escola era de fato violenta, como aparentava ser. A escola é cheia de sinais de violência, uma violência que alguns autores reconhecem como implícita, porque é algo sutil é um tratar revestido de preconceitos da escola para com o aluno.

Foi uma investigação interessante. Pra minha surpresa, eu acabei me afeiçoando à escola e até descobri que ela (a escola) nem é tão violenta assim. Dá pra tomar uns sustos lá dentro, mas nada demais quando comparamos à outras escolas violentas da região e às escolas dos grandes centros urbanos, onde a violência já é parte do dia a dia das pessoas.

Bem, por enquanto é isso pessoal. Essa semana imprimo a mono (acredito que está bem feita!) e dá-lhe datashow e gogó e cérebro bons pra apresentá-la para a banca (semana que vem socorro!)

P.S. Hoje já é dia 27 de janeiro e apresentei a monografia no dia 15 de dezembro. O sufoco e a ansiedade de fazer uma apresentação importante passaram e vim fazer alguns comentários sobre a experiência. Tirei nota 8,0. Queria ter ficado com 10 mas realmente algumas coisas não saíram tão bem no decorrer da minha pesquisa e por isso foi até uma nota bacana. Acho que fiz a coisa bem feita, preparei uma apresentação bonita, fiz boas fotos para apresentar a escola e os "personagens" envolvidos na monografia. Recebi alguns elogios que levantaram minha estima: "apresentação elegante", "domínio do conteúdo", "futuro grande professor de biologia", "você está muito mais centrado" e "linda dedicatória feita para sua filha!" Po, fui nas estrelas!!

Também recebi algumas críticas da banca que examinou a monografia, um pouco difíceis na hora, porque por mais que eu tivesse feito vários exercícios de respiração, yoga pra ficar tranquilo e dominar a apresentação, o que de fato aconteceu, no momento da crítica eu já estava meio cansado. Mas o tempo passou e refleti e percebi que as críticas também são muito boas. Ser criticado é interessante. Significa que estou mexendo com a percepção de alguém. Significa também um convite a participar mais a fazer cada vez melhor o que me é proposto fazer.

No caso desse trabalho da violência na escola a crítica que achei mais difícil, foi a de que não consegui sistematizar a pesquisa. Ou seja, não apresentei um monte de números para a banca (mas deixei muito claro, desde sempre, no texto e na apresentação, que se tratava de uma pesquisa qualitativa, que é uma metodologia de pesquisa que foca em algum caso, ou em um grupo de estudantes, como no meu caso). E a escola colaborou comigo mas não muito!

Mas enfim, etapa cumprida e alívio nos ombros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILO MOLLUSCA

Os roteiristas dos X-men estavam certos?

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES - Predação e Antipredação