Ecologia das Comunidades

Não, não é um estudo sobre o EnCa (Encontro Nacional das Comunidades Alternativas). É uma disciplina que começo a fazer amanhã.

Em ecologia, existem vários conceitos para Comunidade, mas um dos mais simples e bem aceitos seria o conjunto de espécies que ocupam uma determinada área. Enquanto a população é definida como o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie numa dada área, a Comunidade já é um termo mais abrangente, mais comunitário, (rsss) ou seja, a comunidade é uma assembléia de populações de espécies que ocorrem juntas no espaço e no tempo.

Estou sendo simplista, pois afinal um dos objetivos desse blog é que ele seja também uma ferramenta didática. Ao longo de, sei lá, dois séculos de existência da Ecologia, Comunidade foi definida de diferentes maneiras.  Como assim? Existem diferentes conceitos para a mesma coisa, analisada sob diferentes óticas. Por exemplo, alguns autores consideram que comunidades são verdadeiros superorganismos, cujas espécies componentes seriam muito unidas, tanto no presente quanto durante suas histórias evolutivas compartilhadas.  Para a chamada Escola de Clements (1916) a comunidade estaria para a população como o tecido estaria para as células: intimamente ligado e interdependente.

Já Gleason (1926), contrariamente, imaginou um conceito individualista de comunidades. Segundo ele e outros autores as relações entre espécies coexistentes é apenas o resultado de suas similaridades quanto a exigências e tolerâncias. (É como se os indivíduos se agrupassem numa área de acordo com seus "interesses" em comum: um clima propício para a sobrevivência, a disponibilidade de alimentos naquele ambiente, dentre outros fatores.

Existem ainda outras maneiras de se classificar as comunidades (mas eu ainda preciso assimilá-las melhor). Basicamente, podemos pegar um grupo de espécies e classificá-los com base em:

1 - Hábitos alimentares- Chamamos esses grupamentos de GUILDAS. Por exemplo: A Guilda dos carnívoros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

2  - Hábitat - A comunidade de animais e plantas da Chapada dos Veadeiros...

3 - Afinidade de espécies - A comunidade de macacos da Chapada dos Veadeiros.

E por enquanto é só. A disciplina começa amanhã, estou só esquentando.

Depois conto como foi! 
FONTE:ECOLOGIA: De indivíduos a Ecossistemas - BEGON, Michael. Ed. artmed.

Comentários

  1. Nego...eu não gostei muito não, afinal sõ muitos anos de loirisse!!!!!
    Vou ficar assim uns 15 dias depois volto as mechas loiras!!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Netinho...
    Adorei sua visita no meu blog, assim como adoro ler o que vc escreve!
    Um dia chego lá !
    Que bom ler os comentários... tem resposta lá ta:

    Apareca!!!

    bjs
    Telma

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FILO MOLLUSCA

Os roteiristas dos X-men estavam certos?

O Santuário das Libélulas Felizes...